Qual é o momento certo p/ vender minha empresa?

Qual é o momento certo p/ vender a minha empresa? Muitos empresários se perguntam isso.

Depois de passar anos construindo sua empresa, você começou a pensar em uma transição. Talvez você planeje uma venda comercial como parte de sua estratégia de saída desde o início, ou talvez uma fusão ou aquisição recente em seu setor ou região tenha despertado a ideia. Talvez você tenha simplesmente acordado um dia e percebido que tinha terminado de administrar sua empresa.

Observe certos sinais, porque, embora todo evento de liquidez seja único, alguns fatores gerais de tempo quase sempre se aplicam.

O melhor momento para vender sua empresa é:

a) quando a empresa está crescendo;

b) as condições do mercado são favoráveis;

c) você está pronto para avançar para a próxima fase da sua vida.

Sua empresa está pronta para vender?

Os proprietários tendem a amar seus negócios, como deveriam.  Mas não deixe sua paixão pelo que você construiu obscurecer sua compreensão dos méritos e responsabilidades objetivos da sua organização.

Lembre-se: o valor está nos olhos do comprador. Idealmente, quando você decide vender sua empresa, deve ter um sólido livro de negócios e muito a oferecer ao comprador – com tempo suficiente para descobrir uma estratégia.

O que os compradores procuram? Em uma palavra: crescimento.

Eles querem capturar as empresas no momento ideal do ciclo de vida dos negócios – não durante os estágios iniciais (pré-crescimento) e não após as receitas e os lucros atingirem um patamar (pós-crescimento). Considere se e como você pode convencer alguém de que agora é a oportunidade perfeita para mergulhar.

Supondo que você possa demonstrar um padrão sustentado de crescimento, as próximas etapas para determinar a prontidão são fazer um inventário completo de seus negócios e buscar uma avaliação profissional. Veja se você pode responder às seguintes perguntas:

Quanto meu negócio realmente vale?
Qual é o meu preço pedido?
Posso justificar isso?
Que mudanças posso fazer agora para aumentar o valor dos negócios?
O que as partes interessadas da empresa podem ganhar e / ou perder com uma venda?
Eu tenho uma equipe de transição instalada?

Você está pessoalmente preparado para vender?

Por fim, o sucesso de sua venda comercial depende de você – suas ações, expectativas e capacidade de suportar o processo de reconhecidamente desafiador. Antes de começar a abordar os compradores, reserve um tempo para a auto-reflexão:

Como você está se sentindo com uma saída?

Você chega ao trabalho todos os dias animado para enfrentar novos desafios ou se sente irritado, desgastado e desanimado?

O trabalho ainda o motiva ou você perdeu o contato com suas habilidades e interesses?

Você pode imaginar administrar seus negócios por mais cinco, 10 ou 20 anos?

Sentimentos de desgaste podem indicar que agora é a hora de vender sua empresa. No entanto, lembre-se de que você precisará reunir energia para se comunicar e negociar com o comprador – enquanto continua seu trabalho diário – por pelo menos vários meses. E, dependendo da estrutura do negócio, pode ser necessário permanecer envolvido (por exemplo, como consultor) por um período após o fechamento da transação.

Você se sente claro sobre seus objetivos a longo prazo?

A menos que você planeje operar seus negócios indefinidamente, deve ter alguma ideia sobre o próximo estágio de sua carreira. Reflita sobre o estado atual de sua posição e empresa: Você está adiantado? Atrasado? Bem na hora?

Dependendo da sua idade e custo de vida, a decisão de vender pode precipitar sua aposentadoria, fornecer-lhe dinheiro suficiente para tirar umas merecidas férias ou lançar você diretamente no seu próximo empreendimento.

Em suma, verifique se a decisão de vender sua empresa está alinhada com os seus objetivos pessoais e com o tempo previsto, e que isso pode fornecer receita suficiente para atingir esses objetivos.

Um último conselho: não faça isso sozinho.

Se você determinou que sua empresa está pronta para venda, economize tempo, dinheiro e frustração criando uma equipe. Profissionais financeiros e jurídicos podem ajudá-lo a criar estratégias, superar os desafios futuros e garantir o maior valor possível – para que você possa se concentrar na condução dos negócios nesse meio tempo.

 

Leia mais: 

 

Compartilhe: