Indicadores chaves: Você precisa conhecer os seus!

 

Está empreendendo mas sente que sua empresa não cresce, está com a sensação de que mesmo aumentando o faturamento, você não sobra dinheiro no final do mês? Muitas vezes até diz que é por causa dos custos elevados, mas eu já lhe adianto que custos são necessários e decisivos para o funcionamento de uma empresa. O que não se pode ter é desperdício! E para identificar até as pequenas frestas de desperdício e melhorar a gestão do seu negócio você precisa conhecer, seus indicadores chave.

Indicadores chave de desempenho  ou KPI’s  são as métricas que você utiliza para avaliar a sua gestão, é muito comum se utilizarem de métricas relacionadas ao faturamento, como margem de contribuição de produtos, o reconhecimento do seu ticket médio e até CMV,  mas as  métricas para uma boa gestão tem que estar além disso pois dentro do seu negocio tem muito mais coisas que afetam o resultado não só o faturamento.

Por isso muito além dos indicadores de lucratividade como os exemplos que dei acima é preciso se ter indicadores de produtividade. Afinal se sua empresa pode produzir mais do que está produzindo atualmente e você não identificou isso, você está desperdiçando e no fim isso custa caro. Indicadores de produtividade como o nome diz estão voltados a produção, seja ela hora/colaborador, seja ela hora/máquina. Esse indicador corresponde ao quanto dos seus recursos são utilizados até o momento da entrega final.

Mas não adianta nada,  identificar que pode produzir mais, seja com uma mudança na rotina, ou com novas ferramentas ou até que não existe desperdício nesse ponto e você de fato produz no seu limite, se você tem constantes devoluções ou se seu produto não está sendo entregue da melhor forma possível.  Por isso crie indicadores de qualidade, os indicadores de qualidade são o braço direito dos de produtividade pois eles vão lhe fazer enxergar qualquer não conformidade no processo produtivo e isso você pode fazer calculando quanto da sua produção acaba contendo avaria ou erros.

E depois que você já tem indicadores pra medir a base operacional da sua empresa, já viu como melhorar na base seja produzindo mais ou evitando erros, agora precisa saber se no nível estratégico está havendo desperdício.

Muitas vezes há o desperdício no plano estratégico vem através de metas inalcançáveis que só demandam tempo e esforço em uma jornada sem sentido, que no final é desperdício de tempo, esforço e dinheiro. Os indicadores estratégicos sãos as métricas que vão lhe auxiliar a identificar como anda o alcance das metas, como está a distância atual da empresa e o que ela quer percorrer ou onde deveria estar.

Lembrando que as metas devem ser SMART para que você consiga identificar melhor como está sua situação com o auxílio dos indicadores chaves.

É necessário ver sua empresa como um todo e ter indicadores para avaliar todos os pontos, saber onde se pode melhorar ou onde se pode retirar desperdícios é essencial, os indicadores vão tornar sua gestão melhor e assim sua tomada de decisão será mais assertiva.

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