6 estratégias para ajudar qualquer startup a se organizar

Não é raro ver uma boa ideia se transformar em frustração por simples falta de orientação. Por isso, a Nexxo preparou uma lista com pequenas dicas que vão manter a sua startup sustentável e organizada. Com isso, você terá uma excelente base para galgar vôos mais altos e ousados.

Não é raro ver uma boa ideia se transformar em frustração por simples falta de orientação. Por isso, a Nexxo preparou uma lista com pequenas dicas que vão manter a sua startup sustentável e organizada. Com isso, você terá uma excelente base para galgar vôos mais altos e ousados. Se gostar da dica, aproveita pra nos seguir no Instagram clicando aqui!

Vamos nessa!

Organize seu espaço de trabalho estrategicamente

O design de um espaço de escritório pode ajudar diretamente ou prejudicar a produtividade e o fluxo de trabalho de você e seus funcionários. Embora você ainda não tenha muitos funcionários, ainda é importante deixar o espaço que você tiver eficiente, mas inspirador. Os funcionários precisam saber que têm um espaço dedicado ao trabalhar todos os dias. Se o seu espaço inclui mesas, cubículos ou escritórios separados, deve ficar muito claro onde a área de trabalho pode estar. Provavelmente, será necessário haver áreas ou salas adicionais designadas para reuniões. Aqui, sua equipe pode colaborar e idealizar sem distrair outras pessoas no trabalho no escritório.

O fornecimento de suprimentos e armazenamento adequados em todo o escritório e por funcionário individual ajuda a minimizar a confusão e define o tom geral do escritório desde o início. Outra recomendação é rotular e detalhar as etapas para usar qualquer equipamento no escritório para evitar uso indevido ou danos. Crie um documento com instruções, senhas e códigos que você possa compartilhar com toda a empresa ou em particular para determinadas pessoas.

Four People Holding Smartphones and Tablet

Mantenha suas finanças sob controle

A última coisa com a qual você deseja lidar como empresa iniciante é o estresse financeiro. Nesse caso, a tecnologia é sua amiga e você deve usá-la em seu proveito. Considere um serviço bancário móvel gratuito que pode ajudá-lo a gerenciar seu dinheiro e economizar à medida que avança. Essa é uma maneira conveniente de depositar cheques, receber alertas e revisar seu status financeiro em qualquer lugar sem se preocupar com cobranças adicionais. Crie o hábito de revisar suas finanças semanalmente ou, melhor ainda, diariamente, se possível.

Outra ferramenta útil a considerar para manter você sempre atualizado com seus números é um software de contabilidade. Isso simplificará o processamento da fatura e gerará as informações mais importantes para os seus negócios. Se você já tem experiência com isso, talvez seja hora de atualizar para um software de contabilidade mais sofisticado que pode ajudar a evitar tarefas administrativas demoradas. Embora a atualização possa ter um pequeno custo, o tempo que você economiza e o estresse que elimina não tem preço.

Utilize um sistema de agendamento

Se você deseja um ambiente de trabalho organizado, uma das coisas mais úteis que você pode fazer é garantir que toda a empresa esteja sincronizada. Uma maneira simples de fazer isso é utilizando um sistema de agendamento que alerta, agenda e notifica a todos sobre reuniões ou tarefas diárias. A maioria dos sistemas de gerenciamento e agendamento de tarefas rastreia o tempo, que também serve como uma referência útil para cobrança. Você pode revisar algumas opções do sistema de gerenciamento de tarefas disponíveis e determinar qual delas melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

Outro ótimo recurso para colaboração da empresa é o G Suite, oferecido pelo Google, que inclui ferramentas como o Google Agenda. O G Suite oferece uma maneira simples e fácil de colaborar com sua empresa, com uma curva de aprendizado mínima envolvida. A plataforma de mensagens de bate-papo permite enviar mensagens rápidas em particular entre funcionários e gerência. Pode reduzir o número de e-mails enviados para frente e para trás, diminuindo a confusão e é personalizável. Se você deseja criar salas de bate-papo separadas, vários colaboradores podem participar das conversas.

Inclua seus funcionários

Não apenas os proprietários e gerentes de empresas iniciantes desejam ordem no local de trabalho, como seus funcionários. Criar espaços de referência online mostra que você valoriza e aprecia as necessidades deles. Facilite o acesso a informações da empresa e informações de pagamento, incluindo as folgas e feriados observados pela empresa. Esse espaço deve incluir benefícios e planos de aposentadoria, se aplicável ao seu negócio. Se você está considerando a acessibilidade desses planos como uma nova empresa, é importante saber que existem planos de aposentadoria acessíveis projetados com os proprietários de empresas iniciantes em mente.

Woman Drawing Colorful Circles

Revise e refine regularmente

Depois que você começa a implementar várias práticas e ferramentas de eficiência nos seus negócios, o processo não é concluído. A realização de revisão e reflexão regulares é imprescindível se você deseja continuar a melhorar e ver o benefício máximo. Você deve avaliar regularmente as ferramentas que seus funcionários usam e documentar as alterações feitas para poder referenciá-las na linha.

Converse com seus funcionários, obtenha feedback e ouça e aprenda com eles. Pergunte aos funcionários o que eles mais usam e observe o que está funcionando melhor para eles. Essas informações podem ajudá-lo a determinar quais ferramentas estão proporcionando crescimento em determinadas áreas de seus negócios e quais ferramentas você realmente não precisa para continuar progredindo.

Existem muitas partes móveis em qualquer estrutura de negócios, especialmente uma empresa iniciante. Manter o foco nas metas gerais e concluir check-ins regulares sobre o que funciona e o que precisa ser revisado é um pequeno pedaço do quebra-cabeça, mas pode oferecer um retorno enorme.

Comece organizado, mantenha-se organizado

Como alguém envolvido em uma startup, você entende a importância do fluxo de trabalho, eficiência e gerenciamento de tempo. Mesmo com esse conhecimento, ainda pode ser um desafio encontrar tempo para sentar e mapear quais áreas da sua empresa devem ser otimizadas. Embora isso pareça entediante no meio de seus dias agitados e à medida que a pressão para crescer se intensifica. Entenda que o pensamento e a energia que você coloca em estratégias organizacionais claras agora permitirão um fluxo de trabalho muito mais eficiente no futuro.

Estratégias simples, como organizar seus espaços de trabalho, acompanhar suas finanças, utilizar sistemas de agendamento, inclusão de funcionários e revisar e refinar o processo regularmente, são formas de transformar a organização de seus negócios em um hábito que se torna automático. Os processos e hábitos instilados desde o início chegarão a cada membro da sua organização comercial. Como uma startup, você tem a oportunidade de ser estratégico em seus empreendimentos e intencional em relação aos objetivos de longo prazo do seu negócio.

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