Aprenda a controlar o seu estoque!

White Barcode Scanner

Todo restaurante tem a necessidade de manter um estoque, essa é uma peça chave no sua gestão e que deve estar sempre organizada para que você não seja pego de surpresa por alguma situação onde não irá conseguir entregar experiência por falta de mercadoria. E é por isso que lhe trago dicas importantes sobre estoque.

ESTOQUE MÍNIMO

Primeiro você deve ter conhecimento do seu estoque mínimo, que é o volume de produtos necessário para que a produção não pare, e para isso você precisa saber o consumo médio diário de cada produto e o ser prazo médio de entrega. Se é consumido diariamente cerca de 10kg de arroz e o fornecedor demora até 4 dias para entregar, o mínimo que deve ser mantido no estoque será sempre 40kg.

PONTO DE PEDIDO

Outra informação importante sobre o estoque é o seu ponto de pedido, é neste momento em que se deve elaborar o pedido de compra. Quando seu estoque chega no nível de reabastecimento, sabendo o seu consumo diário e o estoque mínimo que se deve ter, o ponto do pedido será a soma do seu estoque mínimo com seu consumo médio ou consumo de aquisição. Por exemplo: Se seu estoque mínimo são 40kg e o seu consumo médio são 10 kg, quando seu estoque estiver em 50 kg o pedido deve ser realizado.

ESTOQUE MÁXIMO

Agora que já temos o controle para evitar a falta de produtos, vamos controlar para não lotarmos o estoque e ocasionar a perda de mercadoria. Para isso temos que saber o estoque máximo, que é o maior volume possível ou permitido. Quanto maior for a frequência de pedidos menor será o seu estoque máximo já que não se faz necessário grandes quantidade armazenadas. Então sabendo que seu consumo médio na quinzena é de 150kg de arroz e que o estoque mínimo de arroz é 40 kg o máximo que se pode ter de arroz na quinzena no estoque é de 190 kg.

DICA BÔNUS

Para diminuir o risco de produtos com validade vencida ou a vencer utilize sempre o método PEPS (primeira mercadoria que entra é a primeira que sai) garantindo assim o controle do seu estoque.

 

Gostou da dica? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa consultoria especializada! Clique aqui.

Compartilhe: