5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas

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Uma gestão financeira inteligente é o primeiro passo no caminho para o sucesso, se tratando de pequenas empresas, a atenção para esse setor deve ser redobrada.

Analisar os números da empresa, cortar gastos e fazer o controle de caixa são tarefas indispensáveis para o sucesso do seu negócio, por isso, é necessário saber administrar o dinheiro que passa pela empresa e fazer um plano de ações para saber como o dinheiro deve ser investido de forma eficiente.

Listamos 5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas

1. Fazer um planejamento eficaz

O primeiro grande passo é planejar. Crie estratégias, trace objetivos e faça projeções que irão te guiar, mais do que um plano formal, o planejamento estratégico é um processo de analisar oportunidades e adequar à realidade da empresa.

O planejamento estratégico serve para implantar controle, direcionamento e organização, além de minimizar suas deficiências, maximizar seus objetivos e proporcionar a eficiência.

É interessante de tempos em tempos revisitar e adaptar o seu planejamento de acordo com o crescimento e a situação financeira da empresa.

2.Controle financeiro

Conhecer a fundo seu fluxo de caixa é fundamental, muitas empresas não possuem um controle adequado, ou seja, não tem controle dos pequenos gastos da empresa ou controle exato sobre entrada e saída de dinheiro.

Não descuide do fluxo de caixa, saiba as datas de pagamentos e recebimentos financeiros para estar sempre em dia, além disso, tenha controle dos pequenos gastos da empresa, como: contas de água e luz, conserto e manutenção de equipamentos, itens de escritório, materiais de limpeza, entre outros.

Para facilitar o controle financeiro utilizar a tecnologia ao seu favor é um grande facilitador no dia a dia, além da automatização dos processos mais básicos como anotações e cálculos, muitas plataformas disponibilizam dados e relatórios detalhados.

Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar e analisar os resultados da empresa e saber em quais áreas deve investir ou economizar.

3. Separe conta pessoal e conta empresarial

Quando se trata de gestão financeira um grande erro é misturar conta pessoal com conta empresarial.

É comum principalmente no início da empresa, o empreendedor achar que consegue conciliar essa tarefa, mas é importante que as contas estejam separadas desde o início.

O mundo corporativo não tem espaço para o amadorismo. Bons gestores sabem que usar dinheiro do negócio para cobrir gastos pessoais é prova que falta bom senso para a gestão financeira da empresa, pois além de prejudicar a gestão, atrapalha o controle das despesas da empresa.

Evite transtornos futuros, tenha uma administração transparente, dessa forma, a sua empresa vai ter mais condições de evitar dívidas provocadas pela falta de profissionalismo dos proprietários.

4. Use a tecnologia ao seu favor

Atualmente vários softwares tem surgido com o intuito de aperfeiçoar a gestão financeira e qualidade dos serviços, monitorando os indicadores de performance do negócio com extrema velocidade.

O avanço tecnológico possibilitou o surgimento de softwares que apresentam várias finalidades, como: acompanhar a diferença entre fluxo de receitas e gastos, acompanhar o volume de vendas, identificar os produtos e serviços mais lucrativos, monitorar o pagamento de despesas, possibilitar a emissão de notas fiscais de forma ágil e verificar o estoque de mercadorias.

Escolha um sistema que possa ser facilmente utilizado pelos funcionários da empresa e facilite o seu dia a dia.

5. Conte com a consultoria especializada em gestão financeira para pequenas empresas

Uma consultoria oferece condições da empresa aprimorar seu controle financeiro.

Ao contratar esse serviço, você conta com benefícios como: atendimento especializado, comprometimento com a performance, fortalecimento da imagem da empresa, redução de gastos, identificação de problemas com rapidez, melhoria de processos, novos conhecimentos e aumento da competitividade.

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